CURSO DE ORATÓRIA
Parabenizo o CDL, Sra. Terisângela (Presidente) e o professor Fábio por perceberem o momento adequado para lançar em Garopaba o primeiro curso de Oratória que foi ministrado pelo professor Sílvio Luzardo. Profissional de elevada capacidade e talento no uso das palavras e que soube, tão bem, semear em nossos corações o valor da oratória.
Parabéns, alunos felizardos, que souberam do curso e entenderam que seria bom e útil para si como pessoas.
Na semana subseqüente ao curso, coloquei em prática o aprendido. Tanto atuando como ensinando para meus alunos. Ficou muito claro a necessidade da oratória no currículo escolar. Assim como, a necessidade do ensino sobre retórica. Visto que é dito que preparamos nossos alunos para vida. Mas como pode ser esta afirmação verdadeira se não lhes ensinamos as artes de falar e argumentar. Pois é lamentável verificarmos que na verdade nossos alunos estão muito distantes do domínio destas técnicas e estão se desenvolvendo aquém de suas potencialidades. Pois não têm, dentro do projeto pedagógico, o conteúdo necessário para prepará-los.
Com a introdução, como assunto transversal, pude falar a respeito de oratória e retórica sendo que esta segunda pode ser expressa (além da oratória) pelo desenho, pela pintura, pela música, etc. haja visto que o famoso quadro “Guernica” de Picasso consegue pictoricamente falar sobre o fascismo, a violência, a dor e outros horrores da guerra. Assim como, Geraldo Vandré ( Cantor e compositor brasileiro) colocou em sua música (“Pra não dizer que não falei da flores” ) toda uma retórica, contra uma ditadura militar vigente.
Em uma semana, foi possível conscientizar os alunos da necessidade de ampliação de seu vocabulário. Falamos de inteligência emocional e de contracultura. para minha surpresa os alunos se mostraram maduros para compreensão deste conteúdo.
Valeu apena. Contudo, devemos, nós alunos, dar continuidade ao aprendizado por intermédio de práticas –pelo menos- semanais. Agindo assim, estaremos coerentemente suprindo nosso hipocampo e facilitando as buscas de recuperação do lobofrontal.
Parabéns ao professor Silvio que soube, além de ensinar sobre a arte de falar, transmitir dados e outras informações sobre como a oratória é vista nas escolas de outros países que primam pela qualidade de ensino e da formação de seus alunos.
Faço votos que possamos ter em breve, em nossa grade curricular, o ensino da oratória.
(Celso Piarelli)
2 comentários:
Pra você ver como a CDL divulga bem seus cursos, fui saber agora, pelo seu blog que a mesma havia aberto inscrições. No meio do ano, havia ligado para la, perguntando se iria ter esse curso, e coloquei meu nome numa lista, mas infelizmente nunca me retornaram.
Postar um comentário